Definição Franchising
O Franchising corresponde a uma relação contratual entre o proprietário de uma determinada marca (franchisador) e um ou mais retalhistas (os franchisados). Através deste contrato o franchisado ganha direito de utilização de uma marca já estabelecida e geralmente com uma sólida imagem de mercado. Por outro lado recebe assistência operacional e Know-how do franchisador, além de poder beneficiar de economias de escala associadas à existência de centrais de compras e à realização de campanhas de marketing conjuntas. Quanto ao franchisador consegue, de uma forma barata, ampliar fortemente o seu crescimento, através da utilização de fórmulas de sucesso garantido, recebendo do franchisado pela cedência do direito de utilização da sua marca. Fees de entrada, royalties e outras compensações eventualmente previstas, sem perder o controlo sob as diversas variáveis do marketing tais como o preço praticado ao cliente final, a imagem global da marca e o serviço ao cliente.
As melhores opções de financiamento
É possível montar um negócio em franchising com poucos capitais próprios. Basta conhecer os programas de apoio disponíveis e os truques para obter um contrato de crédito ou de leasing vantajosos. Mas não esqueça que é fundamental ter um pé-de-meia que dê um bom empurrão ao negócio.
Para montar o negócio, o franchisado precisa apenas de conseguir uma boa localização e algum dinheiro para as obras. Tudo parece fácil. Mas se, para pagar o trespasse do estabelecimento, precisar de recorrer ao crédito bancário, as dificuldades poderão começar nesse momento, pois é possível que o seu pedido venha a ser recusado.
Um franchisado passou por essa experiência recentemente, com um pedido de empréstimo no valor de 8000 contos. «Pedi o financiamento a várias instituições e foi-me sempre recusado, até que percebi que o problema era tratar-se de um trespasse.» Como demonstra a sua experiência, os bancos não são muito receptivos a este tipo de financiamento, por isso há que contornar a situação. «A solução que encontrei foi dirigir-me a outro banco e dizer que os 8000 contos eram para montar um negócio e fazer obras, e só assim consegui finalmente o empréstimo.»
Regra geral
Em geral, todos os bancos, incluindo o BNU, que se assume como o único banco com uma linha de crédito especial para franchising, exigem que um terço do investimento total seja suportado por capitais próprios. Se os montantes envolvidos no projecto não forem muito elevados, o direito de entrada é, na maioria dos casos, incluído na fatia de auto financiamento. Mas, tratando-se de montantes elevados e de risco ponderado, é possível que o banco financie todas as componentes do investimento inicial, desde que respeitada a regra de um terço de capitais próprios.
A linha de crédito do BNU para franchisadores e franchisados, destinada a financiar o lançamento de negócios através de franchising, pode abranger o direito de entrada, o trespasse ou a aquisição de instalações, o equipamento diverso ou o fundo de maneio. A taxa de juro depende muito do resultado do estudo que o banco faz do projecto de financiamento e pode ser indexada à Lisboa ou à prime rate — a taxa do banco para os seus melhores clientes
O Franchising corresponde a uma relação contratual entre o proprietário de uma determinada marca (franchisador) e um ou mais retalhistas (os franchisados). Através deste contrato o franchisado ganha direito de utilização de uma marca já estabelecida e geralmente com uma sólida imagem de mercado. Por outro lado recebe assistência operacional e Know-how do franchisador, além de poder beneficiar de economias de escala associadas à existência de centrais de compras e à realização de campanhas de marketing conjuntas. Quanto ao franchisador consegue, de uma forma barata, ampliar fortemente o seu crescimento, através da utilização de fórmulas de sucesso garantido, recebendo do franchisado pela cedência do direito de utilização da sua marca. Fees de entrada, royalties e outras compensações eventualmente previstas, sem perder o controlo sob as diversas variáveis do marketing tais como o preço praticado ao cliente final, a imagem global da marca e o serviço ao cliente.
As melhores opções de financiamento
É possível montar um negócio em franchising com poucos capitais próprios. Basta conhecer os programas de apoio disponíveis e os truques para obter um contrato de crédito ou de leasing vantajosos. Mas não esqueça que é fundamental ter um pé-de-meia que dê um bom empurrão ao negócio.
Para montar o negócio, o franchisado precisa apenas de conseguir uma boa localização e algum dinheiro para as obras. Tudo parece fácil. Mas se, para pagar o trespasse do estabelecimento, precisar de recorrer ao crédito bancário, as dificuldades poderão começar nesse momento, pois é possível que o seu pedido venha a ser recusado.
Um franchisado passou por essa experiência recentemente, com um pedido de empréstimo no valor de 8000 contos. «Pedi o financiamento a várias instituições e foi-me sempre recusado, até que percebi que o problema era tratar-se de um trespasse.» Como demonstra a sua experiência, os bancos não são muito receptivos a este tipo de financiamento, por isso há que contornar a situação. «A solução que encontrei foi dirigir-me a outro banco e dizer que os 8000 contos eram para montar um negócio e fazer obras, e só assim consegui finalmente o empréstimo.»
Regra geral
Em geral, todos os bancos, incluindo o BNU, que se assume como o único banco com uma linha de crédito especial para franchising, exigem que um terço do investimento total seja suportado por capitais próprios. Se os montantes envolvidos no projecto não forem muito elevados, o direito de entrada é, na maioria dos casos, incluído na fatia de auto financiamento. Mas, tratando-se de montantes elevados e de risco ponderado, é possível que o banco financie todas as componentes do investimento inicial, desde que respeitada a regra de um terço de capitais próprios.
A linha de crédito do BNU para franchisadores e franchisados, destinada a financiar o lançamento de negócios através de franchising, pode abranger o direito de entrada, o trespasse ou a aquisição de instalações, o equipamento diverso ou o fundo de maneio. A taxa de juro depende muito do resultado do estudo que o banco faz do projecto de financiamento e pode ser indexada à Lisboa ou à prime rate — a taxa do banco para os seus melhores clientes
1 comentário:
O que é Franchising?
Franchising é uma forma específica de gestão empresarial, que tem sido amplamente utilizada, internacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e um mecanismo eficaz de expansão, dadas as oportunidades que o sistema oferece para empreendedores com pouca tecnologia empresarial e administrativa. É uma das mais promissoras formas de parceria empresarial, cujos riscos, incertezas e experiências são compartilhados entre o franqueado (1) e o franqueador (2).
(1) Franqueado indica aquele que recebe a licença ou a concessão do direito de uso da marca, dos produtos ou serviços.
(2) Franqueador é a empresa que cede o direito de uso da marca, de produtos e serviços a outrem.
O que é o Leasing?
O Leasing é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Quando o contrato acaba o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato. O cliente deste tipo de crédito, é, tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, também, contratado por pessoa física.
Trabalho realizado por:
Angela Simao
Tiago Marques
Vanda Pombo
Enviar um comentário