terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ptolomeu - Biografia

Claudius Ptolemaeus (83 – 161 d.C.), foi um cientista grego que viveu durante o período helenista, provavelmente em Alexandria, na então província romana do Egipto. É reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.A sua obra mais conhecida é o Almagesto (que significa "O grande tratado"), um tratado de astronomia. Esta obra é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica. Nela está descrito todo o conhecimento astronómico babilónico e grego e nela se basearam as astronomias de Árabes, Indianos e Europeus até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico.

Ptolomeu - Curiosidades

Outra obra importante é o Tetrabiblos, um livro de astrologia baseado em escritos e documentos mais antigos babilónicos, egípcios e gregos.Ptolomeu é também autor do tratado "Óptica", um conjunto de cinco volumes sobre este tema, em que estuda reflexão, refracção, cor, e espelhos de diferentes formas. Escreveu também "Harmónica" um tratado sobre teoria matemática da música.

Ptolomeu - Concepção do Mundo

No Almagesto, Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico geocêntrico, onde a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor. No entanto, Ptolomeu foi duramente criticado por alguns cientistas, como Tycho Brahe e Isaac Newton, sendo acusado de não ter realizado nenhuma observação astronómica, mas apenas plagiar documentos de Hiparco, entre outras acusações.

Biografia de Albert Einstein


Albert Einstein foi um físico alemão bastante conhecido por ter desenvolvido a teoria da relatividade. Em 1921 ganhou o prémio Nobel da Física pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico. Einstein foi conhecido mundialmente devido á formulação da teoria da relatividade.

Nos últimos anos de vida, a fama de Einstein excedeu a de qualquer outro cientista, sendo reconhecido como um génio, e eleito a “Pessoa do Século” pela revista Time.

Curiosidades - Einstein

Aos 26 anos, Albert Einstein publicou três artigos que revolucionaram a Física, dentre eles a Teoria da Relatividade. Após a morte de Einstein, as teorias continuam a gerar debates no meio científico. Em 2005 marcou-se o ano da Física em homenagem aos 100 anos dos artigos escritos por Einstein.

Concepção do Mundo - Einstein

Albert Einstein com apenas 26 anos de idade em 1905, publica quatro estudos que revolucionaram as bases da ciência moderna, pondo fim aos princípios absolutos de Newton.

1º - Aplicava à luz a teoria dos quanta de Max Planck, explica o efeito fotoeléctrico: os quanta de luz, suficientemente enérgicos, podem extrair electrões dos corpos em que batem. O próprio Planck hesita em aceitar esta conclusão.

2º - Demonstrava que o movimento browniano, que se manifesta pela acção caótica das partículas diluídas num gás ou num líquido, é uma verificação observável da teoria molecular da matéria.

3º - Estabelecia o célebre princípio da equivalência da energia e da massa.

4º - Formulava as bases da Teoria da Relatividade, primeiro restrito a sistemas com movimentos uniformes uns em relação aos outros. Chega assim à mítica fórmula: E = mc2. O seu significado pode não ser facilmente apreendido, mas todos sabemos que a mesma foi provada de uma forma absolutamente terrível com a bomba atómica, onde uma pequeníssima quantidade de urânio transforma a sua massa minúscula em enorme energia. Uma quantidade que foi suficiente para arrasar as cidades de Hiroxima e Nagazaqui.

Com Einstein não apenas se modificaram os nossos conceitos sobre o espaço, tempo, energia, matéria e tantos outros que deixaram de ser encarados como algo absoluto. Foi também durante a sua vida que se alterou o nosso entendimento em relação à ciência.

Esta deixou de ser apenas sinónimo de progresso da humanidade, para ser igualmente sinónimo de atentados contra o género humano em que participam muitos cientistas. A ciência tornou-se hoje um vasto conjunto de actividades, altamente especializadas, envolvendo enormes investimentos, cujos resultados se expressam frequentemente sob a forma de teorias dificílimas de entender pelos não iniciados.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Biografia

Biografia de Galileu Galilei


Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu nasceu em 1564, em Pisa, e morreu em 1642, em Arcetri (perto de Florença).
É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas.
Tendo ouvido falar da invenção do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica. Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas irregular, observou que a Via Láctea era composta de estrelas, e descobriu e nomeou os satélites de Júpiter.
As observações que publicou em Siderius Nuncius foram muito criticadas pelos astrónomos ligados às ideias de Cláudio Ptolomeu. Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes na Bíblia. Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633, e teve de abjurar perante a Inquisição.

Curiosidades

Galileu Galilei foi o descobridor da parábola

Antes dos estudos de Galileu Galilei, pensava-se que, por exemplo, quando uma bala de canhão fosse disparada, a força impulsionadora a movimentaria para frente enquanto durasse e só então a gravidade agiria. Mas Galileu, depois de muitas observações, verificou que as duas forças actuavam simultaneamente, concluindo que o trajecto da bala não seria formado por duas linhas rectas, mas por uma linha curva chamada parábola. O maior uso da descoberta da parábola foi, sem dúvida, na ciência militar, com o bombardeamento científico. Ele possibilitava aos militares calcular a distância das balas disparadas através do ângulo do canhão com o horizonte.


Concepção do Mundo segundo Galileu

Galileu Galilei não surgiu abertamente, desde o princípio, como defensor das teses de Copérnico, nem como contraditor progressivamente foi constituindo a sua obra científica e metodológica que levou a uma nova concepção do mundo. Através da matemática e de algumas teses mostra que o sistema aristotélico, em física e em astronomia, não podiam subsistir, uma vez que se contradiziam.

Através destas evidências o sistema aristotélico torna-se vulnerável e acaba por ser colocado de parte, triunfos assim a nova ciência e os novos métodos.

Galileu critica uma determinada filosófica que não é capaz de conter as suas novas descobertas.

Esta contestação surge desde um novo campo filosófico que se caracteriza por uma nova concepção do cosmo, um novo conceito de natureza e um novo modelo cientifico que se vê reflectido na geometria e na matemática.


“O desfecho do processo de Galileu

“Tu, Galileu, filho de Vicente Galileu, Florentino, com a idade de 70 anos, foste denunciado em 1615 neste santo oficio, por teres como verdadeira a falsa doutrina, ensinada por alguns, de que o Sol é o centro do Mundo e imóvel, e que a Terra se move também com movimento diurno, por teres discípulos aos quais ensinavas a mesma doutrina, e acerca dela manteres correspondência com alguns matemáticos da Alemanha, por teres publicado algumas cartas intituladas Das Manchas Solares, nas quais explicavas a mesma doutrina como verdadeira e às objecções que te faziam tiradas da Sagrada Escritura responderes glosando a dita escritura conforme ao teu sentido […] Querendo por isso este Sagrado Tribunal remediar a desordem e dano que daí provinha e se desenvolvia cada vez mais em prejuízo da Santa Fé, por ordem de Nosso Senhor e dos Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais desta Suprema e Universal Inquisição, foram as duas proposições, acerca da estabilidade do Sol e do movimento da Terra, qualificadas pelos Teólogos Qualificadores, como segue:

- que o Sol seja o centro do mundo e imóvel de movimento local, é propriamente absurdo e falso em filosofia, é formalmente herético, por ser expressamente contrária à Sagrada Escritura.

- que a Terra não seja o centro do Mundo nem imóvel, mas se mova também com movimento diurno, é igualmente absurdo e falso em filosofia e considerado em teologia pelos menos como errónea na fé [ad minus errónea in Fide].

[…]

Dizemos, pronunciamos, sentenciamos e declaremos que tu, Galileu, pelas coisas deduzidas em processo e por ti confessadas, fostes trazido a este Santo Ofício como seriamente suspeito de heresia, por ter mantido e crido doutrina falsa e contrária às Sagradas e divinas Escrituras… e consequentemente incorreste em todas as censuras e penas dos sagrados cânones e outras constituições gerais e particulares impostas e promulgadas contra semelhantes delinquentes […] Assim pronunciamos… que abjures.”

Roma 22 Junho de 1633

Assinam 7 dos 10 cardeais Inquisidores Gerais